Pousada do Rio Quente Resorts - Resort em Caldas Novas com Parque Aquatico de Aguas Quentes e Termas

  STW Turismo - Home Page  
Rio Quente Pousadas  Resorts - Aguas Quentes - Parque Aquatico Caldas Novas
  Rio Quente - O município  

Pousadas -  Rio Quente - Resorts em Caldas Novas com Parque Aquatico de Aguas Quentes e Termas

No auge do colonialismo brasileiro, mais precisamente em 1722, Rio Quente teve suas fontes de águas quentes descobertas por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, e foi batizada de Caldas Velhas. Somente em 1988 a cidade foi emancipada, deixando de ser apenas um distrito de Caldas Novas, e passando a ser, juntamente com sua vizinha, grande ponto turístico, que atrai milhares e milhares de pessoas todos os anos.

Localizado nas proximidades de grandes centros urbanos como Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba e São Paulo, o município goza de natureza privilegiada: seu clima tropical, quente e úmido durante o ano todo (a temperatura média anual é de 23 ºC), propicia aos visitantes condições muito agradáveis para que se possa desfrutar de suas águas termais, entre outras belezas naturais. O volume de água produzido pelas nascentes da região é de aproximadamente 6.228.000 litros/hora, o que faz com que a cada dia quase 150 milhões de litros de água quente renovem o conteúdo das piscinas da Pousada, e do parque aquatico, maiores complexos turísticos do local. A temperatura das águas, que são extremamente cristalinas, gira em torno dos 37,5 ºC! Isso se deve ao curso dos lençóis freáticos, que se aproxima das camadas internas da terra, aquecendo e pressurizando a água, que assim retorna à superfície

Apesar da maior fatia de recursos financeiros da cidade ser proveniente do turismo, Rio Quente é dotada de boa agricultura, com destaque para o cultivo de milho e arroz, e também pratica a pecuária leiteira.

Eventos e outras atrações - Em janeiro, realizam-se na cidade as festas de Santos Reis e São Sebastião. Em junho, São João, São Pedro e Santo Antônio são os reverenciados. 

O município conta ainda com o Parque Estadual Serra de Caldas, construído em 1970 com o objetivo de proteger a área de captação de chuvas que abastecem os lençóis termais. O Parque também é responsável pela pesquisa e preservação de pequena parte do cerrado goiâno, e pela educação ambiental da comunidade e dos turistas. Por fim, há o Ribeirão das Águas Quentes, que abriga áreas de camping às suas margens.

DADOS

Aniversário da cidade: 01 de junho
População: 3.700 habitantes
Altitude: 663 metros
Vias de acesso: BR-153, GO-413, GO-213, GO-507
Data da emancipação: 11/05/1988
Informações Turísticas: (0xx62) 452-1200

DISTÂNCIAS

Caldas Novas: 31 km
Morrinhos: 42 km
Goiânia: 171 km
Uberlândia: 174 km
Brasília: 312 km

 

 

 

 

 

   Home Page 

STW Turismo - Home Page